Maioria do povo é a favor da reestatização da Vale

Uma pesquisa realizada pelo Instituto GPP – Planejamento e Pesquisa registrou que a maioria dos brasileiros é a favor da reestatização da Companhia Vale do Rio Doce. De duas mil pessoas entrevistadas, 50,3% responderam favoravelmente, enquanto 28,8% se posicionaram contra e 21,5% disseram não saber responder. O resultado foi noticiado pela Agência Carta Maior, que teve acesso aos dados.

A pergunta respondida foi: “agora gostaria que dissesse se é a favor ou contra da seguinte medida: o governo retomar a Vale do Rio Doce”. A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 22 de maio, em 17 estados. As pessoas ouvidas tinham 16 anos ou mais. A Região Norte apresentou maior índice de apoio à volta da Vale ao controle do Estado, isto é, do povo brasileiro: 62,5%.

A CVRD foi privatizada na bacia das almas na gestão tucana, em maio de 1997, pelo valor simbólico de R$ 3,338 bilhões, à época. Além das riquezas minerais – maior jazida de ferro do mundo, em Carajás (PA), por exemplo -, tinha um complexo que englobava 54 empresas, além de dois sistemas de mineração-ferrovias-porto. Nada disso foi levado em consideração quando foi preparado o edital de venda pela empresa de consultoria norte-americana Merril Linch.

A pesquisa foi feita a pedido do DEM, o antigo PFL, que, procurando se encontrar, está vendo que discurso deve adotar perante o eleitorado. “Foi uma pesquisa de posicionamento, para entender como o cidadão está vendo o país e os partidos”, afirmou o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ). Segundo o cientista político Nelson Carvalho, um dos responsáveis pela pesquisa, o governo Lula foi aprovado e o PT identificado como defensor dos trabalhadores, dos pobres e da classe média. Não é de bom tom falar mal do Bolsa Família. Privatização, então, fora de cogitação. Já a redução dos juros vai de encontro aos desejos dos cidadãos.
Hora do Povo

Rizzolo: A privatização da Companhia Vale do Rio Doce pelo valor simbólico de R$ 3,338 bilhões, foi o maior assalto ao patrimônio público brasileiro, sob a batuta da gestão tucana em maio de 1997, coisa muito triste. Já disse que não sou contra as privatizações, quer privatizar ? Tudo bem, vai buscar recurso no exterior, vai construir assumindo o risco da obra, e depois sim vai poder explorar durante certo tempo pagando o que tomou lá fora, agora tomar patrimônio público, que foi construido com dinheiro público, dinheiro suado do trabalhador brasileiro, comprar a “preço de banana” e depois ganhar dinheiro à vontade , Ah ! isso aí tudo mundo quer não é, e a direita representada pelo DEM e PSDB estão pra isso, ou você acha que estão interessados no bem estar do povo brasileiro ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: